top of page

Petição a favor da abertura da Base Aérea nº5 de Monte Real a alguma aviação civil

  • aberturaba5
  • 26 de dez. de 2017
  • 5 min de leitura

Razões para assinar a Petição pública (pedido a uma autoridade)…para quem mora na Região Centro de Portugal e pretende mais prosperidade e avançar alguns anos no desenvolvimento e no progresso local.

1º A Região Centro de Portugal é das maiores e das mais dinâmicas do nosso país e é paradoxalmente a única sem um terminal Aeroportuário, para transporte de passageiros e mercadorias.

2º Somos visitados por mais de 7 milhões de Peregrinos por ano (18% / 1.260.000 de estrangeiros), sendo Fátima o único Santuário Mariano no mundo sem Aeroporto internacional próximo, para alem de ser dos destinos mais procurado na Europa.

3º Os Papas que se tem deslocado a Portugal, habitualmente de 4 em 4 anos, por questões de tempo, segurança, agenda, funcionalidade, trânsito… optam por aterrar na BA5 de Monte Real, cujas infraestruturas são excelentes para a aviação Militar e Civil. Inclusive a cantora Madona aquando da sua deslocação a Coimbra recorreu aquele aeródromo militar

4º Na Região temos 100 municípios, ¼ da população nacional (mais de 2,3 milhões de habitantes), produzimos 1/5 do PIB nacional, temos inovação, indústria, universidades, politécnicos, gastronomia, eventos, património e uma cultura que nos distingue das outras Regiões… e para estarmos na linha da frente e competirmos com as restantes regiões temos que dispor das mesmas infraestruturas.

5º Temos mais de 70 mil empresas, mais 50 mil camas disponíveis e somos a terceira Região que mais exporta e das que mais impostos paga ao erário publico (Moldes, Plásticos, Vidro, Cerâmica, Faianças, Frutas, Produtos Agrícolas, Conservas, Doces…), e a que menos investimento publico irá receber nos próximos anos.

6º Temos património impar…Pegadas de Dinossauro, Grutas, Castelos, Conventos, Mosteiros, Monumentos, Natureza, Serras, Ondas, Aldeias Típicas, Vilas Medievais…e das praias mais bonitas de Portugal que vão desde Aveiro a Peniche numa extensão de mais de 180 Km…para alem das praias fluviais que existem até á fronteira com Espanha. Também seria possível reduzir ligeiramente a sazonalidade balnear.

7º Temos muitos emigrantes espalhados pelo mundo que podem visitar-nos mais vezes por ano (cuja média de idades se cifra nos 30 e nos 70 anos), podendo vir de excursão.

8º Existem comitivas, comerciais, estudantes, desportistas, cientista, surfistas, empresários e outros passageiros frequentes…que se deslocam com frequência ás principais capitais Europeias, que poderiam beneficiar da existência de um aeroporto mais próximo.

9º As Aerogares ou terminais Civis, são infraestruturas comuns em muitas Bases Militares só na Noruega existem 10 infraestruturas mistas/partilhadas/combinadas, portanto a BA4 da Lajes onde existem varias divisões/valências não é caso único (na mesma infraestrutura existe destacamento de vigilância, Socorro, Emergência, salvamento, FA-Portuguesa, FA-Americana e Aerogare. Existem mais de 50 infraestruturas militares partilhadas na Europa.

10º Há estudos técnicos e de viabilidade financeira apresentados pelas autarquias de Leiria e Marinha Grande, que perspetivam a passagem de 600,000 PAX/ano pelo Centro de Portugal. Números idênticos ás Lages na Ilha Terceira - Açores (BA4). O que representará uma média de 12 aterragens e 12 descolagens.

11º Os dois maiores Aeroportos de Portugal (Lisboa e Porto), estão distanciados por 300 Km o que para países modernos é uma distância exagerada e incompreensível. Por outro lado há que tirar partido do aumento do turismo que cresce acima dos 10% ao ano em Portugal….A região Centro merece e Portugal agradece (frase proferida por Dr. Pedro Machado, responsável pelo turismo do Centro).

12º Região de Turismo do Centro, Autarquias, Associações comerciais e empresariais, deputados eleitos pelos distritos circundantes e muitos cidadãos, são favoráveis á possibilidade da BA5 complementar a sua atividade Militar com uma “pequena” parte de aviação civil, que iria ajudar a alavancar a nossa Região.

13º A solução que defendemos é para que exista o menor impacto para as populações envolvente (apenas com alguns voos diários) e o menor investimento financeiro possível. Sendo que criar uma Aerogare, uma placa e reforçar a pista poderá custar aproximadamente 20 milhões de euros, que segundo o nosso estado terá de ser financiado pelos privados. Como exemplo eletrificar a linha do Oeste é um projeto, orçado em 107 milhões de euros e com o problema de continuarmos com a “bitola” Ibérica em que os nossos comboios não poderão circular em França.

14º Não competimos com Montijo, Alcochete, Ota…não será a solução Portela+1, portanto o que defendemos será a aviação civil numa escala reduzida com os serviços essenciais para engrandecer a Região Centro de Portugal. Esta aviação civil será comandada e supervisionada pela nossa Força Aérea que continuará a gerir o espaço e a Infraestrutura da BA5 em Monte Real.

15º Há companhias aéreas de França e do Luxemburgo interessadas em ligar Monte Real ás principais capitais Europeias com um ou dois voos semanais.

16º Os países mais próximos do centro da Europa como Roménia, Polónia, Republica Checa, Áustria....levam clara vantagem face á proximidade com os centros de decisão.

17º Monte Real não poderá continuar a passar ao lado das grandes oportunidades, para se desenvolver e para prosperar. Há que tirar partido da pista com 3Km com capacidade para pequenas e médias aeronaves.

18º O terminal Civil poderá ser criado a 2 ou 3Km da pista do lado do pinhal do rei onde existe a mata nacional, para reduzir o impacto sobre a operacionalidade Militar. Portanto esperamos não ser necessário esperar pela caducidade dos caças F16, para que possamos descolar de Monte Real rumo ás principais capitais europeias.

19º Existem mais de 30 centro de congressos que permitirão a vinda de comitivas estrangeiras para eventos, simpósios, congressos, “meetings”, certames…

20º Na cobertura aeroportuária nacional de média dimensão há uma injustiça que penaliza claramente a Região Centro:

Porque o Norte está servido pelas infraestruturas do PORTO, Viseu e Bragança.

Porque Lisboa está servida pela PORTELA e Tires, e futuramente pelo Montijo.

Porque o Sul está servido por BEJA, FARO e Portimão.

O Centro está servido por Castelo Branco e Coimbra.

21º Os aeroportos têm reconhecidos impactos económicos nos territórios onde se localizam, ajudando a gerar mais emprego, desenvolvimento, valorização e prosperidade Regional.

22º A referida petição conta com a subscrição de 10 Municípios (OVAR, PENELA, SATÃO, ALVAIAZERE, CASTANHEIRA DE PERA, LEIRIA, MARINHA GRANDE, NAZARÉ, CALDAS DA RAINHA e CARREGAL DO SAL), Empresas, Associações, ilustres cidadãos….

23º Com a vinda do papa Francisco a Fátima a 12 de Maio 2017, ficou provado que Monte Real tem condições técnicas para receber aviões civis, com capacidade até 200 passageiros.

24º Conhecem outras formas de avançarmos no desenvolvimento local e Regional coletivamente?...Existem com certeza mas com orçamentos mais avultados. Porque Monte Real custará metade do que foi gasto em Beja.

25º O rasto de despesa (combustível, portagens, estacionamentos…), de tempos despendidos, de afunilamento e congestionamento, de poluição que se gera do Centro até Lisboa ou do Centro até ao Porto….ninguém questiona?

26º O Centro está num nível de contribuição para o erário publico que merece mais consideração e contrapartidas…ou os aeródromos de Coimbra, Viseu e Castelo Branco são suficientes?

27º Neste local, poderão não existir contrapartidas financeiras evidentes e apelativas a determinada classe politica, que infelizmente ainda norteia alguns dos nossos seres humanos que orbitam nos partidos políticos…por expropriações, favorecimento ou ganhos atribuídos aos privados com consequente prejuízo do estado / todos nós. Com o decorrer do tempo fica a sensação de que Monte Real não terá o fator de interesse especulativo para os nossos governantes.

28º Manter a atual situação na BA5, sem o uso de uma pequena parte para fins civis, será perpetuar a componente militar com treinos de guerra em modo exclusivo para sempre, com aproximações e razias vertiginosas junto da infraestrutura em Monte Real. O uso de uma pequena componente civil naquela pista, obrigaria a deslocar alguns exercícios militares para outros locais mais despovoados (serra ou mar).

29º Nós por norma, temos aquilo que merecemos. Se não nos empenharmos e lutarmos nada se irá alterar.

30º Pretensão com mais de 30 anos, é mais que justo passar do sonho á realidade e do papel á prática!


Comments


© 2017. Peticao a Favor da abertura da BA5 a vôos comerciais.

bottom of page